terça-feira, 5 de julho de 2011

Microbiologia no cotidiano

E ae galera, aqui vai mais uma idéia do que a biologia nos ajuda no nosso cotidiano. Esta é uma reportagem do que aconteceu há um mês mais ou menos na Europa, onde uma linhagem de E. coli foi descoberta em humanos, nunca vista antes, pois sofreu mutações em seus genes que as tornaram mais virulentas e potentes, podendo matar seres humanos, como mostra a reportagem :

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou nesta quinta-feira que a variedade da Escherichia coli (E.coli) que causou o surto na Europa é uma bactéria nunca antes vista.
A agência disse que o sequenciamento genético preliminar realizado na bactéria sugere uma mutação de duas formas diferentes da E.coli, com genes letais que poderiam explicar a amplitude e a gravidade do surto na Europa e Estados Unidos.
O surto já é considerado o terceiro maior envolvendo E. coli na história recente e pode ser o mais fatal. Em 1996, 12 pessoas morreram em um surto no Japão que infectou mais de 12 mil. Em 2000, sete morreram em um surto no Canadá.
 Editoria de Arte/Folhapress 

"Esta é uma variedade única que nunca foi isolada em pacientes", disse Hilde Kruse, especialista em segurança alimentar da OMS. "[Esta variedade] tem várias características que a tornam mais virulenta e com maior capacidade de produzir toxinas".
Até o momento, a bactéria matou 16 pessoas na Alemanha e uma na Suécia e deixou mais de 1.500 infectados em vários países, incluindo 470 que desenvolveram uma rara complicação renal. Quase todas as pessoas infectadas vivem ou estiveram recentemente na Alemanha --como os dois casos de contaminação registrados nos EUA.
Cientistas não conseguiram descobrir a fonte do surto, que foi atribuído inicialmente a pepinos espanhóis e que já atingiu nove países europeus.
RÚSSIA
Com medo de que o surto chegue na Rússia, o país estendeu nesta quinta-feira o veto aos vegetais crus espanhóis e alemães para toda a União Europeia.
Lyubov Voropayeva, porta-voz da Agência de Supervisão dos Direitos do Consumidor, disse que o veto foi imposto imediatamente e sem previsão de acabar.
O chefe da agência, Gennady Onishchenko, disse que a "medida impopular" estaria em voga até que as autoridades europeias informem Moscou sobre a causa exata da doença e como ela se espalhou para países como Áustria, Holanda, Dinamarca, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
"Quantas vidas de cidadãos europeus serão necessárias para resolver este problema?", disse Onishchenko à agência de notícias estatal RIA Novosti.
Até o momento, nenhuma vítima foi registrada na Rússia.

Reportagem tirada de: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/06/02/oms-diz-que-surto-e-causado-por-variedade-de-ecoli-nunca-vista.jhtm

Uma das coisas que causam mutações em bactérias é a automedicação, onde a pessoa esta infectada, ou muitas vezes esta com alguma dor, ou desconforto e toma antibióticos sem recomendações médicas, o fato das pessoas tomarem antibióticos sempre sem consultar seu médico, pode selecionar bactérias mais adaptadas e resistentes a esses antibióticos, trazendo problemas maiores no futuro, como mostra a reportagem à cima. Então, sempre que sentirem algum desconforto, vão a seus médicos e não se automediquem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário